GNOCCHI DE BATATA E RICOTA AO MOLHO DE GONGONZOLA

Oi, gente, tudo bem? Hoje acordei clássica e resolvi passar uma receita de uma massa italiana bem famosa pra nós: o gnocchi ou nhoque ou inhoque. Como queiram a grafia! Rrrrssss…. Resolvi postar hoje para dar tempo de prepararem para o domingo.

Pra quem não come glúten é uma boa pedida, e podemos fazer algumas substituições no molho também.

Segue a receita:

GNOCCHI DE BATATA E RICOTA 

Ingredientes

300 g de batatas Asterix

20 g de manteiga

40 g de parmesão ralado na hora

80 g de ricota fresca passada na peneira

60 g de folhas de salsinha picada bem fina

80 g de farinha de trigo(aproximadamente)

1 gema de ovo

Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto

Modo de preparo da massa: Asse as batatas com casca no forno pré-aquecido a 180ºC envoltas em papel alumínio, até que estejam macias. Descasque ainda quentes e passe por um espremedor de batatas ou uma peneira direto em uma tigela. Junte a manteiga, o parmesão, o sal, a pimenta e a noz-moscada e misture vigorosamente até que fique a massa fique bem homogênea. Espalhe a massa em um tabuleiro e esfrie rapidamente na geladeira. Adicione então a ricota, a salsinha e a gema e misture bem até obter uma massa homogênea. Adicione a farinha aos poucos até a massa estar com uma boa liga, sem desmanchar. Para modelar, você pode fazer os rolos em uma superfície enfarinhada e cortar ou mesmo bolinhas. Cozinhe em água fervente. Quando boiarem, estão prontos. Só faça isso quando o molho estiver pronto.

 

MOLHO DE GORGONZOLA

Ingredientes

01 litro de leite

01 cebola descascada dividida ao meio

02 folhas de louro pequenas

Noz-moscada ralada a gosto

02 cravos

30g manteiga

30g farinha de trigo

100 ml de creme de leite fresco

50 ml de vinho branco seco

150g queijo gorgonzola picado

Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto

Modo de preparo do molho gorgonzola: Reduza o vinho branco seco até evaporar o álcool (cerca de 1/3). Reserve. Pregue as folhas de louro com os cravos, nas duas metades da cebola e coloque em uma panela, juntamente ao leite e a noz-moscada ralada (pouco). Deixe ferver em fogo baixo até subir o aroma dos temperos (cerca de 5 minutos após o início da fervura). Enquanto isso, em outra panela derreta a manteiga e adicione a farinha de trigo. Misture e desligue. Coe o leite aromatizado. Adicione aos poucos o leite no roux (mistura de manteiga e farinha) e bata com um fouet. Se não quiser fazer desta forma, use um mixer ou o liquidificador. Quando terminar de misturar, ligue o fogo e mexa devagar até ferver e engrossar. Ao finalizar o Bechamel, adicione o creme de leite e aqueça bem. Coloque o vinho branco reduzido. Retire do fogo e adicione o gorgonzola picado, batendo com o fouet para misturar bem. Ajuste o sal e a pimenta do reino. Sirva com o gnocchi.

 

Algumas colocações aqui. A batata asterix é aquela da casca mais roxa. É uma qualidade diferente, mais seca, por isso mais adequada para esta preparação. Outro “pulo do gato” é assar a batata ao invés de cozinhar, pois ela não absorve água e não colocamos tanta farinha na massa, fazendo com que ela fique mais leve.

Se você não quer comer batata, pode substituí-la por batata doce de qualquer cor (branca, roxa, laranja) ou mandioca ou cará ou inhame. Como estas outras raízes/tubérculos são mais densos, pode cozinhar em água, com casca. A mandioca, pode ser descascada. Uma outra dica é não passar pelo processador, e sim amassador de legumes ou peneira. A estrutura se altera muito no processador, fica um purê que é difícil de transformar numa massa. A não ser que você queira fazer gnhocci de bandeja/forma.

Mais um detalhe para vocês: cozinhem um pouquinho da massa em água fervente antes de cortarem tudo. Assim você saberá se ela está no ponto certo ou se precisa de mais farinha. Falando na farinha, a de trigo é usada na massa, porém se você não consome glúten, use a de arroz. Dá certo também. Na liga do molho, substitua manteiga e farinha de trigo por amido de milho dissolvido em um pouco de leite frio, e adicione ao leite aromatizado depois de coado. Volte ao fogo e mexa até engrossar.

E se você tem problemas com a lactose, pode usar a ricota e o parmesão sem lactose ou simplesmente retirar ambos da receita. Para o molho, pode usar o de tomate, acompanha bem o gnocchi igualmente.

Bem, espero que tenham gostado da receita. Bom fim de semana a todas!

O que achou deste texto?

Leave a reply

© 2015- 2019 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.