QUERIDO EX (DEAR EX)

Peguei esta dica em um site português e o assisti logo, pois é de 2018 e teve seus direitos comprados pela Netflix recentemente. Não é um filme lésbico, é gay. Mas, achei lindo e creio que como faz parte de nosso universo LGBTQ+, deveria estar aqui nas dicas.

O site Adorocinema.com coloca a seguinte sinopse: “O luto de Liu Salian (Ying-Xuan Hsieh) após a perda de seu marido para o câncer dura pouco. Assim que percebe que o falecido deixou o seguro de vida para um até então desconhecido chamado Jay (Roy Chiu), ela se deixa contaminar pela raiva. A situação foge ainda mais do seu controle quando o rapaz alega que não vai recusar o benefício, e seu próprio filho, cansado do estresse tóxico que a mãe destila, decide se mudar para a casa de Jay.”

Detestei a crítica colocada neste site a respeito do filme. Primeiramente porque é de Taiwan, um país que não tem tradição em longas. Logo no início eu percebi uma preocupação com a fotografia e a música, coisa que em boa parte dos filmes asiáticos não se vê. Existem desenhos e sobreposições, tendências por aqui, também incorporadas à entrada. E segundo porque me pareceu que o crítico não entendeu o filme. Eu consegui me colocar no lugar daquelas pessoas, viver aquela perda, achei que sim vale a pena assistir.

Apesar de ser classificado como comédia, eu o vi como drama. Tem alguns momentos engraçados, porém o que mais me chamou atenção foi a atuação da ex-mulher. E o estado de todos por causa da morte do ex-marido/pai/amante. Cada um tenta ao seu modo lidar com a perda e entender as atitudes que levaram aquele homem a deixar seu seguro para o amante e não para o filho, como seria a lógica. À medida que o filme e as lágrimas progrediram, consegui ver o lado de cada um e como, ao final, eles processam seu luto pessoal por aquela ausência eterna.

Só consegui o trailer legendado em inglês, e este segue aqui:

Espero que tenham gostado da dica! Abraços a todas

O que achou deste texto?

Leave a reply

© 2015- 2019 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.