RAPIDINHAS DIGITAIS – Dicas de Livros

28 de Junho – Dia do Orgulho LGBTQIA+

Lutas, lágrimas, vitórias, orgulho de Ser o que se É!

Muitos obstáculos a se vencer ainda. Luta individual e coletiva; nesse chão e no mundo.

Então, vamos ler sobre nosso “universo”:

Dica 1 – Over de Rainbow – Um livro de contos de fadxs – Diversos Autores

Resenha: E se a Cinderela se apaixonasse por uma garota, e não por um príncipe encantado? Ou se os irmãos João e Maria, homossexuais assumidos, enfrentassem a ira de uma madrasta religiosa que só pensa em ‘curá-los’? Ou, ainda, se a Branca de Neve, abandonada numa cidade bem distante de sua terra natal, fosse acolhida por… sete travestis? Pois pare de imaginar se os contos de fadas fossem revisitados e recebessem uma roupagem LBGTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Abra este livro e confira as clássicas histórias da infância de milhões de pessoas contadas sob a ótica de cinco autores que fazem parte desse universo, representado pelas cores do arco-íris. Ou melhor, contos de fadxs, como reza a nova norma de gêneros.

Dica 2 – Balada para as meninas perdidas – Vange Leonel

Resenha: Imagine se Peter Pan, Wendy e Sininho fossem lésbicas à solta na noite de uma metrópole, e a Terra do Nunca uma boate da moda cheia de meninas perdidas? Numa divertida releitura da clássica história, o novo livro de Vange Leonel retrata a cena clubber de jovens lésbicas modernas com toques de romance, música eletrônica, filosofia, fantasia e muito, muito sexo. Imperdível.

Dica 3 – Laura Dean Vive Terminando Comigo – Mariko Tamaki – Graphic Novel

Resenha: Faz quase um ano que Freddy está apaixonada por uma menina chamada Laura Dean. Mas ela não imaginava que um namoro poderia ser tão complicado…

Freddy Riley só quer que Laura Dean pare de terminar com ela. O dia em que começaram a namorar foi o melhor de sua vida, mas agora parece apenas uma lembrança distante. Laura Dean é popular, engraçada e MUITO LINDA… mas também pode ser insensível e bem cruel. O relacionamento cheio de idas e vindas deixa Freddy desnorteada, e seus amigos não entendem por que ela sempre aceita reatar. A situação se mostra cada vez mais insustentável: o coração de Freddy está se despedaçando em câmera lenta, e ela corre o risco de perder a melhor amiga junto com o que resta de sua autoestima. Mas, quando Freddy se consulta com uma misteriosa vidente, recebe um conselho capaz de mudar essa história para sempre.

As premiadas Mariko Tamaki e Rosemary Valero-O’Connell dão vida a uma narrativa delicada e pungente sobre o amor na adolescência, nos convidando a imaginar o que acontece quando deixamos para trás os relacionamentos tóxicos e abrimos espaço para relações que nos fortalecem. Laura Dean vive terminando comigo venceu três Eisner Awards, maior prêmio do universo dos quadrinhos, nas categorias Melhor Roteirista, Melhor Artista e Melhor Publicação Para Adolescentes.

Dica 4 – Vermelho, Branco e Sangue Azul – Casey McQuiston

Resenha: O que pode acontecer quando o filho da presidenta dos Estados Unidos se apaixona pelo príncipe da Inglaterra?

Quando sua mãe foi eleita presidenta dos Estados Unidos, Alex Claremont-Diaz se tornou o novo queridinho da mídia norte-americana. Bonito, carismático e com personalidade forte, Alex tem tudo para seguir os passos de seus pais e conquistar uma carreira na política, como tanto deseja. Mas quando sua família é convidada para o casamento real do príncipe britânico Philip, Alex tem que encarar o seu primeiro desafio diplomático: lidar com Henry, irmão mais novo de Philip, o príncipe mais adorado do mundo, com quem ele é constantemente comparado ― e que ele não suporta.
O encontro entre os dois sai pior do que o esperado, e no dia seguinte todos os jornais do mundo estampam fotos de Alex e Henry caídos em cima do bolo real, insinuando uma briga séria entre os dois. Para evitar um desastre diplomático, eles passam um fim de semana fingindo ser melhores amigos e não demora para que essa relação evolua para algo que nenhum dos dois poderia imaginar ― e que não tem nenhuma chance de dar certo. Ou tem?

Dica 5 – Viagem Solitária – João W. Nery

Resenha: Viagem solitária, livro que narra a corajosa jornada de um dos maiores símbolos da liberdade de gênero, chega em nova edição que homenageia a força e a trajetória de seu autor, João W. Nery (1950-2018), que, em 1977, foi o primeiro trans-homem a realizar uma cirurgia de redesignação sexual no Brasil. É uma história de incompreensão, luta, superação, autoafirmação, coragem e generosidade de um homem nascido preso a um corpo de mulher que, no fim, contra tudo e todos, se torna pai e referência para milhares de pessoas. Seu nome batiza o Projeto de Lei de Identidade de Gênero, proposta em 2013 pelos deputados Jean Wyllys e Erika Kokay. Dedicado àqueles que se reinventaram para encontrar um lugar no mundo, Viagem solitária é uma leitura sensível e comovente para todas as pessoas que prezam pela liberdade e a diversidade. Quase dez anos depois do seu lançamento, ainda é um livro à frente de seu tempo.

Espero que vocês curtam muito o DIA e as dicas.

O que achou deste texto?

Leave a reply

© 2015- 2022 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.