Tiradentes

Oi, gente! Como a pessoa não se contenta em dar somente dicas de filmes e séries, resolvi colocar uma dica de viagem essa semana.

Minha esposa e eu viajamos bastante, tanto a trabalho quanto a lazer. Nossas viagens de entretenimento são motivadas pelos nossos principais interesses: cerveja artesanal, gastronomia, natureza.
Minha dica é de uma cidade histórica no interior de Minas Gerais chamada Tiradentes. Creio que a maioria de vocês já deve ter ouvido falar do local, em função da história do nosso país. Porém, tem uma aura romântica, que pros casais é bem bacana.
É uma cidade pequena, com 7mil habitantes, próxima a São João del Rei, bastante turística. Isto quer dizer que a quantidade de pousadas é imensa e para todos os bolsos. Nós, que não somos pessoas convencionais, resolvemos nos hospedar via Airbnb na casa da Analu e do Rogério – https://www.airbnb.com.br/rooms/5383322. Porque ficamos lá? Valor justo, proximidade ao centro histórico, tem garagem, possibilidade de interação com moradores, 5 gatos lindos e simpáticos (sim, somos gateiras!).
Os lugares para visitar em sua maioria, são históricos: igrejas, museus (o de Santana é um show!), monumentos. Vale a pena andar à pé pelo centro histórico, e é bem ruim de estacionar o carro. Só é preciso tomar cuidado com as ruas de pedra. Salto alto não tem vez, melhor mesmo é andar de tênis. Eu mesma torci o tornozelo lá uma vez… Tem o passeio de Maria Fumaça até São João del Rei, com uma paisagem bem bucólica, entre outras caminhadas na natureza, que podem ser feitas com guias da cidade.
Além desses locais, Bichinho é bem perto e vale a visita. Tem muitos objetos de decoração bacanas pra comprar, além de um dos melhores doces de leite que já comi, do “Doces do Bichinho”. Falando em comida, o Tempero da Ângela é sensacional: comida mineira de raiz, muito saborosa! Ah, nem todos os locais aceitam cartão de crédito ou débito. Então, é bom andar com dinheiro na carteira.
Ainda sobre a Gastronomia, as indicações turísticas remetem ao Chico Doceiro. O carro chefe é o canudinho recheado de doce de leite, entretanto o doce de laranja em calda é um dos melhores que já comi na minha vida. Outro prato mineiro imperdível é a carne de lata. Você vai achar em vários restaurantes e bares da cidade. O bar do Osmar, frequentado pelos moradores tem desta e uma de panela delícia.
Falando da cerveja artesanal, tem um bar com uma das melhores cartas de cervejas mineiras que já vi até hoje (sou chef de cozinha), chamado 50 Tons de Malte. Não deixem de experimentar os rótulos da Libertas e da Capa Preta. Os rapazes são super simpáticos, adoram trocar ideia sobre cerveja, entendem pra caramba do assunto e são bem honestos nas indicações.
Outro lugar que gostamos foi o Entrepot Du Vin, na Rua Direita. A carta de vinhos, whisky, bebidas em geral é fantástica! O espaço é pequeno, as pessoas ficam meio emboladas, mas é bacana se você quer interagir com os outros clientes. Eu nem acreditei quando consegui tomar uma dose de Ginginha lá. Fica aberto até mais tarde que a maioria dos bares locais.
E, por fim, como boa mineira que sou, adoro queijo! O queijo da Lúcia ganhou a medalha de Bronze no Mondial du Fromage de Tours, na França, em 2017, além de já ter ganho um concurso estadual em 2016. Já comprei este queijo algumas vezes fora de Tiradentes, e está entre os meus nacionais preferidos.
Pra fechar o post, a cidade é fofa, fomos bem recebidas e acolhidas, não sofremos preconceitos, e queremos voltar. Dá vontade de morar lá! Porém, não é um local tão barato, se quiser fazer tudo que coloquei no texto aqui. Existem outras possibilidades, mas é bom pesquisar bem antes de se jogar na estrada.
Algumas indicações de rotas: Pra quem vai a partir de São Paulo, pode pegar a Fernão Dias dirigir sentido Lavras. A estrada é boa até lá, duplicada. Depois, pista simples, com muitas curvas e radares. Não dá pra ter pressa. Aproveitem e parem na Real defumados, na beira do Rio Grande, pra comer um pão de queijo recheado com a linguiça defumada da casa. Muito gostoso! Aliás, tudo que já compramos neste lugar é uma delícia. Ah, o gato é simpático, apesar do miado feio e desafinado.
Pras viajantes a partir de Belo Horizonte, o caminho mais usual é pegar a BR-040 sentido Rio, e seguir as placas indicativas após Congonhas. Estrada igualmente cheia de curvas e radares.
E para quem parte do Rio de Janeiro, uma rota é BR-040, sentido Belo Horizonte. Após Barbacena vai ter uma entrada pra Tiradentes.
Bem, é isso. Se tiverem alguma dúvida, quiserem perguntar algo sobre este destino, podem deixar uma mensagem aqui, que terei o maior prazer em responder. Até breve!

O que achou deste texto?

4 Responses to Tiradentes

  1. Cara tá aí uma cidade que tenho muita vontade de conhecer justamente por conta da parte histórica, tá no meu roteiro de lugares legais e bons pra andar muitooooooo, enfim vou por no meu roteiro suas dicas de comida e hospedagem. Valeu por compartilhar.

    • Obrigada, Marcela, pelo comentário! Que bom que gostou das dicas. Tenho certeza que vai se apaixonar pela cidade.

  2. Conheci Tiradentes e sua dica foi magnífica! Cidade muito gostosa para quem quer coisas gostosas. Caminhadas, cultura e gastronomia boa!
    Parabéns! Ótimo texto!
    Beijão!

    • Obrigada, Carol! Fico feliz que você tenha gostado da dica.
      Tiradentes é uma coisinha gostosa demais da conta, como dizemos em Minas!
      Abraços!

© 2015- 2018 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.