A CRIADA

Antes de tudo, gostaria de agradecer as visualizações das minhas dicas e também às meninas que comentaram os textos anteriores. Dá um “up” na vontade de escrever, acreditem!

Mas, vamos ao que interessa! Eu estava feliz escrevendo mais uma dica de viagem, quando minha esposa me chamou pra assistir um filme. Depois de muito analisarmos e discutirmos a oferta dos filmes no Telecine Play chegamos à categoria chamada “Mundi”, e ficamos curiosas com o título coreano: A Criada. Depois de assistir, abortei a dica de viagem (vai ficar pra próxima semana) e tive que escrever sobre este longa.

O filme é de 2016, o diretor e roteirista também coreano é Park Chan-wook, o mesmo de Oldboy. Um dos seus ilustres fãs é Quentin Tarantino, de quem eu era super fã, até a denúncia recente da Uma Thurman.

Enfim, o site Adorocinema.com traz a seguinte sinopse: “Coreia do Sul, anos 1930. Durante a ocupação japonesa, a jovem Sookee (Kim Tae-ri) é contratada para trabalhar para uma herdeira nipônica, Hideko (Kim Min-Hee), que leva uma vida isolada ao lado do tio autoritário. Só que Sookee guarda um segredo: ela e um vigarista planejam desposar a herdeira, roubar sua fortuna e trancafiá-la em um sanatório. Tudo corre bem com o plano, até que Sookee aos poucos começa a compreender as motivações de Hideko”.

Fiquei etada em saber que este roteiro é um conto fantástico baseado na obra de Sarah Waters, Fingersmith, de 2005 (aquele estrelado pela Sally Hawkins)! Realmente, no início vi a semelhança entre ambos, porém o filme tem muitas reviravoltas, no melhor estilo ladrão que engana ladrão, e supera a obra usada como inspiração.

A censura é 18 anos, ou seja, tem cenas de sexo que eu classifico como muito interessantes! O roteiro mistura drama, romance, suspense, sadismo e um humor negro dos melhores, o que muito me agradou.

Para minha surpresa, este filme teve um desempenho bem interessante: Participou da seleção oficial do Festival de Cannes em 2017; Melhor filme – Escolha do público na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; BAFTA – Melhor filme estrangeiro 2018; entre outras premiações asiáticas como o Blue Dragon Film Award, Asian Film Award, Vulcan Award e Baeksang Arts Award.

Pra matar um pouquinho a curiosidade de vocês, segue o trailer, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=XhpSSz1Xtzk.

Espero que vocês gostem do filme. Se alguém já assistiu, comenta aí o que achou!

O que achou deste texto?

2 Responses to A CRIADA

  1. Adorei esse filme, apesar de ser um releitura e muito bom vale a pena assistir.Alias fale a pena ressaltar que esse mercado de filmes coreanos e afins vem crescendo muito ,principalmente com tematicas les.Emfim muito boa indicaçao quem nao viu ,vale a pena ver .

    • Obrigada pelo comentário, Pollyana!
      Pois é, menina! Já assisti mais uns dois coreanos anteriormente. Se puder deixar nomes, vamos procurar!
      Abraços e boa semana!

Leave a reply

© 2015- 2018 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.