DRINKS

Oi, pessoal! Chegando pra falar um pouco sobre bebidas. É um assunto extenso, então optei por discorrer sobre drinks.

De acordo com o dicionário do Google, coquetel é um drinque que combina duas ou mais bebidas, geralmente alcoólicas, ao qual é adicionado gelo, às vezes frutas, creme de leite, açúcar etc.

Saindo do dicionário, não necessariamente os coquetéis precisam ser alcoólicos. Temos alguns muito bons, sem uma gota de álcool. Ajuda quem não curte ou está de motorista da vez.

Em geral, temos drinks:

  • Batidos: são feitos em coqueteleira ou liquidificador, pois precisamos agregar ingredientes difíceis de se misturar. Nesta categoria se enquadram o Cosmopolitan, a Pina Colada e a Campanhota.
  • Mexidos: são aqueles que somente mexemos com um canudo ou palito, de fácil mistura. Aqui está nossa gloriosa caipirinha e seus similares.
  • Montados: são os que precisam de um visual especial, muitas vezes, em camadas. Os shots de mais de uma bebida, como o B52’s ou o Sex on The Beach são exemplos da categoria.

Porém, o mais importante aqui, além da identificação dos mesmos, e aprender a fazer, claro! Resolvi dar uma dica, que acho de ouro, pras caipis. Ao invés de usar açúcar, use goma. Calma! Não é goma de tapioca e muito menos de mascar! Goma é o nome que os bartenders dão pra uma calda de açúcar e água, em partes iguais, que e fervida pra diluir e resfriada pra usar. Quando você amassa o limão no copo, coloca a calda, mistura, coloca o gelo, a bebida alcoólica da sua preferência  e está pronto. Sem aquele excesso de açúcar no fundo do copo, que chega a arrepiar a espinha!

Quero deixar mais uma receita, aproveitando que o gin voltou a moda: Gin Fizz. Homenagem à Carol Bivard que falou dele na criação da coluna.

GIN FIZZ*

INGREDIENTES

1 dose de London Dry Gin

1 dose de suco de limão

1 colher de café de açúcar

Água com gás ou club soda

Gelo filtrado

MODO DE PREPARO

Coloque em uma coqueteleira quatro pedras de gelo e todos os ingredientes. Agite vigorosamente por alguns segundos e sirva em um copo longo com bastante gelo, completando com club soda ou água com gás. Decore com uma rodela de limão e cereja (esta eu pulo, acho que não faz parte).

*Fonte: http://receitas.folha.com.br/receita/1000

Gosto desta receita porque acho fácil de fazer, refrescante, e também pelo amor pelo Gim. Existem muitas marcas no mercado. As inglesas são as melhores e mais famosas. Das nacionais, comprei uma recentemente chamada Torquay. Nunca havia visto em lugar nenhum. O preço estava bom, e resolvi experimentar. Achei bem interessante, e descobri que foi o segundo colocado em uma degustação de gins nacionais. Pesquisando sobre o assunto, descobri um artigo do ano passado sobre o assunto. Deixo aqui o link para as amantes desta bebida: https://paladar.estadao.com.br/noticias/bebida,todos-os-gins-do-brasil-confira-a-avaliacao-das-marcas-produzidas-no-pais,70002060142

Finalizando, não é um Bombay Sapphire ou Tanqueray, mas vale o que custa.

Uma ex-aluna me indicou um francês chamado Barmon’s. Pelo que ela me disse, é importação do Carrefour, chega com preços bem competitivos. Já experimentei também. Não é uma “Brastemp”, todavia bem melhor que o Seager’s basicão nacional. 

E pra quem gosta de Campari, além do Gim, um coquetel que não pode faltar é o clássico Negroni. O Estadão tem um vídeo muito legal sobre o preparo dele, é bem didático, fácil mesmo de preparar!

Um último detalhe pra quem faz careta pra Campari. Eu também não gostava da bebida até tomar o italiano, original. Gente, é outro produto! Faz MUITA diferença! Infelizmente, por aqui, mesmo na Eataly não vendem o importado. Política da empresa, ao que me parece. Enfim, se um dia estiverem fora, não deixem de experimentar.

No mais, gostaria de agradecer a audiência durante este ano. Desejo a todas Boas Festas e um Feliz 2019!

Abraços!

O que achou deste texto?

6 Responses to DRINKS

    • E não é uma delícia? Cada drink mais refrescante que o outro! A Paty sabe das coisas! Rrrsss…
      Obrigada pelo comentário.
      Abraços

  1. Nossa! Eu amo Gin Fizz!
    Uma bebida que tomava nas minhas noitadas de solteira! rsrs E hoje em dia, à vezes faço em casa. Boa dica, pois no reveillon eu acabei fazendo uns e também fez sucesso!
    Beijão, Naty!

    • Que bom que gostou, Carol! Gin FIZZ é demais mesmo!
      O próximo vai ser sobre o mesmo assunto.
      Abraços

  2. Olaaa, guria adorei a dica do Negroni. Fui pro bar olhar o que tinha e??? So Campari e tanqueray….e MUITO espumante kkkkk pra não dizer que não fiz coloquei um dose de Campari, uma de Tam, gelo e espumante. Não ficou um Negroni, mas ficou gostosinha tb e as gurias aprovaram, então tá valendo kkk.

    Abraço forte pra virar esse ano com muita alegria, e sempre receitas maravilhosas pra compartilhar.

    Zoe

    • Zoe, feliz ano novo! Obrigada pela audiência, e que bom que gostou do post!
      Na próxima semana eu volto com outros coquetéis.
      Abraços

Leave a reply

© 2015- 2018 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.