VINAGRE AROMATIZADO

E como toda boa filha à casa torna, cá estou eu aqui novamente para retomar a coluna! Peço desculpas às leitoras pelo abandono nas postagens. Entre o fim do semestre e as férias aconteceram muitas coisas…

Enfim, vamos ao que interessa! Já deixei aqui uma vez a receita de sal aromatizado. Hoje vou trazer uma receita de vinagre. É uma forma de deixar os molhos frios e saladas mais gostosos.

Como estamos em época de frutas vermelhas (morango, amora, pitanga), minha sugestão é de uso delas. Outra possibilidade é usar acerola, que está disponível o ano todo e dá um vinagre muito delicado e saboroso. A forma de preparo e proporção é a mesma para todas as frutas. Vai aí a receita:

VINAGRE DE AMORAS

Ingredientes

01 vidro com tampa (pode ser uma garrafa de azeite reaproveitada)
500 ml de vinagre de maçã ou de arroz
250g amoras
Modo de preparo: Aqueça o vinagre em uma panela até atingir 50ºC, coloque as frutas dentro. Deixe ali até que esfrie. Esterilize o vidro e coloque o vinagre com as frutas dentro. Deixe esfriar e tampe. Espere 15 dias para utilizar.

Algumas observações aqui:

– Para quem não tem termômetro, 50ºC é aquela temperatura na qual começa a se ter bolinhas no fundo da panela e a começar a evaporar o vinagre.

– Use sempre frutas bem maduras e cheirosas (Fruta que não tem cheiro, não tem gosto! Lembrem-se disso na hora de escolher para comprar ou colher)

– Se necessário, corte as frutas em pedaços menores para caber dentro do vidro, ou dê uma leve amassada nelas, se forem ficar inteiras.

– Lave as frutas em água corrente antes de utilizar.

– A esterilização do vidro deve ser feita após lavar bem o vidro com água e detergente, e retirar toda a espuma (uns 3 ou 4 enxágues, daqueles de encher a garrafa até a boca)

– Para esterilizar o vidro, deve-se enchê-lo de água e colocar em uma panela que o caiba, preferencialmente, por inteiro e o cubra de água em temperatura ambiente. Após a fervura, conte 20 minutos. Se a tampa for metálica, pode ferver junto. Se for plástica, coloque no último minuto da fervura. Após este tempo, com um pegador, retire o vidro da água e toda a água de dentro, apoie em cima de um pano limpo e não diretamente na pia. Pode colocar as frutas e vinagre ainda quentes.

Além de frutas, podemos utilizar ervas aromáticas, especiarias, raspas de frutas, pimentas. Eu, particularmente, gosto muito da mistura de raspas de laranja e anis estrelado, fica muito aromática! Porém, combinações mais convencionais como pimenta do reino, alecrim e alho são muito saborosas também. O céu é o limite!

Aromatizar itens básicos como azeites, vinagres, sal é sempre uma forma de transformar o sabor de nossas preparações gastando pouco para ser ter algo sofisticado. Para se ter uma ideia, a garrafa deste vinagre que passei a receita, não custa menos de R$30,00.

Espero que tenham gostado da dica! Abraços e boa semana a todas!

 

 

O que achou deste texto?

2 Responses to VINAGRE AROMATIZADO

  1. Olá!
    É preciso ferver o vinagre?

    Já vi muitas receitas em que fazem com ele na temperatura ambiente.

    E é possível fazer com folhas de pitanga e hortelã?

    • Olá, Fernanda, tudo bem? Primeiramente, obrigada pelo comentário.
      Elevar a 50°C não chega em ponto de fervura, só aquece. Sabe aquele ponto que começa a dar bolhas pequenas no fundo da panela? É perto desse.
      A temperatura ajuda na extração dos aromas e sabores. Com folhas de pitanga nunca vi, mas elas são comestíveis, então creio que sim. E as folhas de hortelã, com certeza!
      Não se esqueça da higienização das folhas antes de adicionar ao vinagre.
      Espero que dê certo.
      Abraços.

Leave a reply

© 2015- 2019 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.