CHURRASCO – POST 6 – PEIXES

Boa tarde! Engraçado que quando a Carol me propôs este especial achei que iria fazer uns 3 posts e encerrar a conversa. E cá estamos nós no sexto post, e ainda estou colocando coisas na churrasqueira! Rrrssss…

Hoje vou falar dos peixes e frutos do mar, que caem bem quando assados na brasa. No caso dos peixes, os mais gordos, altos e de carne mais firme ficam muito bons assados como uma carne bovina que queremos fazer mais bem passada. Começamos em fogo mais alto e depois colocamos em uma zona com menos calor para chegar. Sugiro peixes como: lombo de bacalhau (previamente dessalgado), filés de salmão (com pele), robalo, cação, namorado, anchova comum ou negra ou dourada, e peixes inteiros como a sardinha (tradicionalmente preparada somente com sal grosso pelos portugueses). Falei de peixes do mar, entretanto os de rio ficam igualmente saborosos, como surubim e pintado. Sugestão: regue o bacalhau com um bom azeite depois que tirá-lo do fogo.

Os peixes mais magros podem ir pra churrasqueira bem como os gordos. No entanto, precisam de uma proteção para não ficarem muito secos. E é aí que entra a folha de bananeira ou o papel alumínio. Se você acha importante poluirmos menos o meio ambiente, use a folha de bananeira. Para usá-la é só limpar ou lavar, cortar do tamanho que você precisa (depende do tamanho do peixe) e depois de temperá-lo, embrulhar. Mantenha o fechamento para baixo, para começar. Sugiro umas duas voltas, se colocar filés grandes ou mais de um. Aqui, como o calor não vai atingir diretamente o peixe, temos a possibilidade de colocar um tempero diferente, com um pouquinho de alho amassado, ervas frescas, e até mesmo legumes, como: rodelas de cebola ou tomate. No caso dos peixes de rio, a tilápia cai bem neste preparo. Aí, dependendo da região, esses tipos mudam, de acordo com a disponibilidade.

Reparem que o preparo dos peixes em filés ou postas, que tenham somente os espinhos da espinha dorsal central facilitam bastante. Isto não quer dizer que eu não possa colocar um peixe inteiro na brasa. Isso depende do tamanho da sua grelha (não dá pra usar espeto, por causa do peso do peixe em relação à firmeza da carne). Como não sou muito fã de peixes de rio com muitos espinhos assados, evito este preparo. Os prefiro fritos, quando podemos fazer vários cortes para quebrar os espinhos.

Minha sugestão de tempero para os peixes é simples: sal fino (com exceção do bacalhau), pimenta do reino moída na hora e um pouquinho de azeite, pra espalhar na superfície e não deixá-los grudar tanto na grelha. Deixe os outros temperos in natura para os peixes assados na folha de bananeira ou para os acompanhamentos, para evitar que queimem no calor intenso. Use-os em pó, se assim desejar. O limão, deixe para colocar só na hora de levar para o fogo, ou melhor ainda, somente para servir, para não correr o risco de “cozinhar o peixe”, como é o caso do ceviche, que ensinei anteriormente.

Se você prefere os frutos do mar, o camarão fica esplêndido na brasa. Eu aconselho assá-lo com a casca, para que não fique seco. A lula, só se for o tubo ou os tentáculos, dependendo do tipo de grelha que tiver, senão ela cai. Recomendo a compra da lula nacional que é muito mais macia que a importada, e vai ficar pronta rapidamente, assim como o camarão. O polvo nunca fiz na churrasqueira e tenho minhas questões, pois ele é um pouco mais consistente. Penso que poderia cozinhá-lo um pouco e finalizar na grelha ou colocá-lo na parte superior da churrasqueira e esperar uma hora, pelo menos para que ficasse pronto. Os bivalves (mexilhão, ostra, vieira), só se forem frescos: têm que estar com a concha fechada quando comprar e se depois de assados não abrirem as conchas não devem ser consumidos. Estes têm que ter suas cascas lavadas com escova e são temperados somente depois de assados. Aqui no interior, infelizmente não temos o privilégio de encontrá-los frescos…

Ainda sobre os temperos, algumas pessoas fazem um sal temperado, colocam cúrcuma (açafrão da terra) ou colorau para deixar o peixe com uma cor mais atraente. Eu, pessoalmente, acho que não é necessário, assim como temperar o peixe muito tempo antes de assar. Uns 15 minutos são mais que suficientes. Tenha o cuidado de mantê-los na geladeira enquanto não forem para a grelha, de forma que não haja problemas com a conservação deles.

Na próxima postagem vou fazer o sorteio do aniversário da coluna. Como no ano passado, vou presentear duas leitoras que tenham comentado meus posts neste último ano. Deixe a vergonha e a preguiça de lado e faz um comentário em qualquer post para poder concorrer! Olha os livros aí:

                                   

Espero que tenham gostado do post. Boa Páscoa a todas.

 

 

 

O que achou deste texto?

18 Responses to CHURRASCO – POST 6 – PEIXES

  1. Que delícia Naty!
    Senti falta de peixes como pacu, tambaqui e tucunaré e tainha.
    Agora vou ler os posts anteriores.
    Beijão

    • Valeu, Victor pelo comentário. Como disse no post, os peixes colocados na brasa são de acordo com a disponibilidade na sua cidade.
      Abraços!

  2. Ótima matéria Natália.
    Não conhecia essa sua coluna, mas agora que conheço farei questão de esmiuça-lo.
    Muito obrigado por partilhar seu conhecimento e Boa sorte.

Leave a reply

© 2015- 2020 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.