CHURRASCO – POST 7 – SOBREMESA

Olá, queridas leitoras! Tudo bem? Estamos caminhando para a reta final dos posts sobre churrasco. Hoje eu fecho as possibilidades da grelha, colocando nela a sobremesa: frutas!

Creio que o abacaxi seja a fruta mais popular, eventualmente salpicado de açúcar e/ou canela em pó. Porém, existem outras possibilidades. Recentemente, eu comi banana e achei que ficou bem legal! Coloquei com casca e tudo na grelha e deixei até que ela começasse a abrir sozinha e a casca estivesse totalmente escura. Ficou bem docinha. Teve gente que jogou mais açúcar e canela em pó. Eu fiquei só na fruta mesmo.

Além de colocar os pedaços de frutas, como melancia, melão, pera, maçã, pêssego, sempre com casca, e sem sementes, podemos fazer espetinhos com pedaços não muito pequenos ou frutas inteiras, como morango, uva, manga. Sugiro que para as frutas com mais água ou para os espetos usemos mais calor, como assamos a carne bovina. Para aquelas que são um pouco mais duras, tipo maçã, podemos começar no fogo mais alto para selar e depois levar para uma área com menos calor para cozinhar a fruta.

Em geral, eu começo a colocar as frutas quando vejo que as carnes começam a sair menos, que a maioria já comeu o suficiente. Elas  são relativamente rápidas para soltar, se estiverem em pedaços pequenos. Se forem grandes, como um abacaxi inteiro, aí demora mais. Você pode colocar no espeto ou cortar em rodelas de uns 2 dedos de altura para grelha.

Já vi fazerem o preparo dentro do papel alumínio também. Dá para fazer um mix de frutas em pedaços, colocar uma pitada de noz-moscada, canela, e cravo em pó, uma colher de suco de laranja ou algum licor da sua preferência, açúcar se necessário. As frutas cozinham nesse vapor do suco de laranja ou licor, e fica bem interessante!

Para quem curte o contraste quente-gelado, sugiro um sorvete para acompanhar as frutas assadas. O mais servido é o de creme. No entanto, dependendo da fruta, um sorbet (sorvete à base de fruta e água) cai bem também. Com espetos de morango e uva, o gelado de chocolate fica uma delícia!

Bem, é isso! Espero que estejam curtindo a série! No próximo post falarei sobre os acompanhamentos do churrasco. Serão divididos em frios e quentes. Se quiserem alguma receita específica, peçam nos comentários. Aproveitem e me digam como e quais frutas preparam no seu churrasco.

Abraços e boa semana.

O que achou deste texto?

Leave a reply

© 2015- 2020 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.