COZINHA ITALIANA – CAMPÂNIA

A Campânia ou Campanha é composta de algumas províncias: Caserta, Benevento, Napoli, Avellino e Salerno. A capital é Nápoles, a terceira cidade mais populosa da Itália. É uma região rica em tesouros históricos e naturais, como o Vesúvio. A arte dos pizzaiolos napolitana é patrimônio tutelado pela Unesco. Tem uma parte da Costa Amalfitana, que é belíssima! Uma das regiões que, infelizmente, ainda não visitei, mas que aprecio muitíssimo a gastronomia. 

As receitas tradicionais são inúmeras: Molho a puttanesca, Salada Caprese, Pizza napolitana, Limoncello e muitas outras. Para o post de hoje vou trazer a receita do molho e da salada, além da massa da pizza. Espero que gostem.

MOLHO A PUTTANESCA

Ingredientes

20 g Alho bem picado

50 g Alcaparras lavadas

100 g Azeitona preta fatiada

05 g Anchovas lavadas e picadas

100 ml Azeite extravirgem 

400 g Tomate maduro concassé (sem pele e sem sementes, cortado em cubos médios)

Sal, salsa picada finamente, orégano e pimenta calabresa a gosto

Modo de preparo: Refogar o alho numa panela com o azeite. Adicionar as anchovas. Juntar os tomates picados, a pimenta calabresa. Cozinhar ainda por alguns minutos até o molho se tornar escuro, acrescentar as azeitonas e as alcaparras, desligar o fogo. Juntar salsinha e orégano. Se necessário, adicionar sal. Servir com uma massa cozida al dente.

SALADA CAPRESE

Ingredientes

300 g Tomate

250 g Mozzarella di bufala

30 ml Azeite

05 g Alho

30 g Manjericão

Pimenta do reino moída na hora e sal a gosto

Modo de preparo: Fatiar a mozzarella e os tomates, descartando as extremidades de ambos para obter fatias uniformes. Num prato de serviço, dispor fatias de mozzarella e fatias de tomates alternadas. Preparar um vinagrete com pimenta do reino preta moída na hora, sal, alho esmagado e por último o azeite. Dar o acabamento do prato com folhas de manjericão, temperar com o molho e servir.

Obs.: Normalmente eu uso o manjericão tipo basílico, com folhas largas, mas você pode usar o que achar em sua cidade. Uma variação que faço também é usar o molho pesto para temperar a salada, não usando o molho indicado acima.

PIZZA NAPOLITANA

Ingredientes da massa

500 g farinha de trigo especial

300 ml água

10g fermento biológico seco

07 g sal

25 g azeite de oliva

Ingredientes do recheio

Molho de tomate

Mozzarela de búfala

Folhas de manjericão

Azeite extravirgem

Modo de preparo: Misture o sal na farinha e abra um buraco. Dissolva o fermento com 50ml de água. Adicione mais 100ml, o azeite e misture tudo. Coloque mais água aos poucos até a massa absorver toda a farinha. Coloque na bancada e sove. Faça a massa, coloque em um recipiente, protegido com um filme plástico e deixe descansar por 10 minutos. Divida a massa em bolas de 200g e deixe fermentar por uma hora, ou até que a massa dobre de volume. Abra a massa, com o auxílio de um rolo, em forma circular, deixando as bordas levemente altas. Coloque numa assadeira untada e cubra com molho de tomate, rodelas de mozzarela de búfala. Asse a pizza em forno de lastro pré-aquecido a 300°C – 350°C. Retire do forno e coloque as folhas de manjericão e regue com um fio de azeite extra virgem. 

Obs.: Para quem não entendeu muito bem o modo de preparo da massa, é só olhar no post do pão caseiro. A técnica é a mesma. 

Bem, meninas, espero que tenham gostado das receitas e que estejam todas bem, se cuidando.

Peço desculpas pelo atraso na postagem. O semestre está começando, e como professora, acabo deixando os fins de semana para o preparo das aulas. Este semestre estará bastante tumultuado, então peço paciência. 

Se tiverem dúvidas, deixem nos comentários. 

E por fim, nosso novo site está no forno, mas ainda não atingimos a meta de arrecadação. Para terminarmos, precisamos da ajuda de vocês. Doem o quanto puderem. 

O que achou deste texto?

2 Responses to COZINHA ITALIANA – CAMPÂNIA

  1. Olá! Tudo bem?

    Adorei tudo! Ma-ra-vi-lho-so! Espero somente ter tempo — nossa vida moderna e corrida deixa-nos sempre com um segundo a menos no nosso dia a dia — suficiente para fazer essas e outras receitas que — com certeza — virão. Parabéns!

    Post Scriptum:

    ”A vida é como cozinhar: antes de escolher o que gosta, prove um pouco de tudo. ”

    Paulo Coelho de Souza,
    Escritor e Letrista Brasileiro.

    • Que bom que gostou do post! Espero que faça todas as receitas. Realmente nosso tempo anda desse jeito. Mas, sempre se arruma um tempo pra essas gostosuras.
      Adorei o Post Scriptum.
      Abraços e boa semana!

Leave a reply

© 2015- 2021 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.