NOVA SÉRIE – COZINHA ITALIANA

Olá, meninas, tudo bem? Me desculpem a falta do post de ontem. Estes dias têm sido muito corridos, e até por isso eu resolvi fazer uma nova série, para facilitar o processo de criação dos posts.

Como várias de vocês já manifestaram o interesse, além do gosto pela Cozinha Italiana, vou fazer uma série de posts abordando a gastronomia de várias regiões.

Mas, antes de mais nada, vou falar da minha experiência com as visitas a algumas cidades deste país.

A Itália é linda e sua gastronomia autêntica: cada região tem seus aromas e sabores, além do que, seus moradores se orgulham disso. Todos defendem os seus produtos e pratos regionais como sendo os melhores do mundo inteiro.

Qual a importância desta atitude? É o fato de você defender todo um sistema alimentar, uma biodiversidade, o emprego daqueles que produzem. Ou seja, são escolhas que passam pelo ponto de vista de que é importante comprar de quem produz localmente.

Sendo assim, você sempre terá o produto mais fresco, o melhor alimento. Aquele que condiz com a época do ano, e aquela safra vai te trazer produtos mais saborosos e com mais nutrientes.

Valorizando este produtor, você o mantém no campo de forma digna, e não promove o êxodo rural, enchendo as cidades com pessoas miseráveis nas ruas, atolando o sistema inteiro, o que culmina em violência e crime.

Quando escolhemos o que comer, não é só a nossa saúde que está em questão. É toda uma cadeia alimentar, a sustentabilidade, a biodiversidade do país e planeta, que estão em jogo. E também, quando escolho para quem eu “dou” meu dinheiro, faço o mercado entender o que eu quero. E, portanto, isso faz do meu comer,  ato político.

Eu creio que muitos dos italianos, dentro das suas escolhas alimentares, façam diariamente isso. E é por isso que é a casa do movimento Slowfood, que tem bases em vários países do mundo, incluindo aqui no Brasil.

Vou tentar compartilhar algumas das minhas experiências e estudos no decorrer do tempo com vocês, sob essa perspectiva.

Espero que vocês gostem!

E por fim, gostaria de lembrá-las que o site novo está em processo de programação, e ainda não atingimos nossa meta de arrecadação. Por favor, não deixem de doar. Qualquer quantidade é bem-vinda.

Abraços e boa semana!

O que achou deste texto?

Leave a reply

© 2015- 2021 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.