DRINKS – PARTE 2

Atendendo a pedidos, vamos continuar falando dos drinks. Escolhi alguns que creio que serão interessantes para o nosso verão, e também para festas.

Mas, antes de passar para as receitas, gostaria de sugerir para as mais interessadas, uma bibliografia simples e básica sobre o assunto. O livro se chama Coquetéis, do Luiz Lobo, Editora Globo. É um livro pequeno, e até um tanto fino, tem 125 páginas, no entanto tem o essencial: fala dos utensílios, das principais técnicas e passa algumas receitas clássicas.

Já que falamos de utensílios, para mim eles são essenciais, pois te ajudam a executar as técnicas com perfeição. Minha esposa fez um curso de drinks e é quem comanda o bar boa parte das vezes. Ela tem uma maletinha na qual carrega seus adereços, e os mais usados são: coqueteleira, dosador, espremedor, peneira pequena, colher bailarina e strainer (uma espécie de coador que se encaixa na boca da coqueteleira). Acho que o mais diferente é o último. Lembrem-seque alguns drinks são gelados, contudo não há gelo no copo! Daí a importância desse utensílio.

Bem, vamos parar de falar tanto! Eu elegi para hoje alguns clássicos: Piña Colada (o preferido da minha esposa), Bellini (é época de pêssego); Black Russian (o meu segundo preferido); Bloody Mary (o preferido da minha melhor amiga Sabrina). Alguns são muito bacanas pro dia, como o Bellini, então hoje o post sai antes do almoço! Rrrssss…

PIÑA COLADA*

Ingredientes

1 dose de rum branco (50 ml)

1 dose de leite de coco (50 ml)

2 doses de suco de abacaxi (100 ml)

1 colher (sopa) de açúcar

Cubos de gelo

Modo de preparo: Numa coqueteleira, junte o rum, o leite de coco, o suco de abacaxi, o açúcar e bata até ficar cremoso. Transfira para uma taça com gelo e sirva a seguir.

Obs. 1: Pra quem está nas grandes capitais e tem acesso a lojas de produtos asiáticos, recomendo comprar creme de coco para este coquetel, que é mais concentrado do que o leite de coco, dá mais cremosidade à preparação. É um produto tailandês, em geral.

Obs. 2: Minha esposa gosta de colocar o abacaxi (sem o miolo) quando está fazendo em maior quantidade, e aí usa o liquidificador. Fica mais gostoso, porém exige um canudo do naipe do usado no milkshake de Ovomaltine! Rrrsss….

* https://www.panelinha.com.br/receita/Pina-colada

BELLINI

Ingredientes

01 pêssego descascado, cortado e amassado (pode ser usado aquele em calda também, só que sem a calda!)

02 colheres (chá) de licor de damasco

01 taça de espumante

04 cubos de gelo

Modo de preparo: Coloque na coqueteleira o gelo, o pêssego, o licor de damasco e o espumante. Bata, coe e sirva em taça flute (aquela fina, longa, a mesma do espumante).

Obs. 1: Eu, particularmente, coloco metade do espumante na coqueteleira para bater e quando coloco o líquido coado na taça, completo com o restante. Não fica tão bem misturado, porém desta forma não perdemos as “bolhinhas”do espumante.

Obs. 2: Gosto também de usar suco de pêssego concentrado, na ausência da fruta.

BLACK RUSSIAN

Ingredientes

03 doses de vodca

01 dose de licor de café (Gosto do Kahlua e do Tia Maria, mas em geral uso o que faço aqui em casa mesmo)

Gelo

Modo de preparo: Coloque os cubos de gelo na coqueteleira, derrame as bebidas e agite. Sirva em copo baixo.

Obs.: Minha versão tem menos vodca. Eu coloco 1 dela para 1 de licor de café. Fica menos alcoólico e mais palatável, ao meu ver.

BLOODY MARY

Ingredientes

01 dose de vodca

100 ml de suco de tomate

Suco de 1/2 limão

Tabasco, sal e pimenta a gosto

Gelo

01 talo de salsão e 01 rodela de limão para a decoração (como na foto da capa)

Modo de preparo: Coloque cubos de gelo na coqueteleira, vodca, suco de tomate e de limão. Tempere com sal, pimenta do reino e uma ou duas gotas de tabasco. Agite bem. Sirva em copo longo, decorando a borda com uma fatia de limão e coloque um talo de salsão para ser usado como mexedor.

Bem, meninas, espero que tenham gostado do novo post. Se tiverem dúvidas, podem deixar aí nos comentários que respondo. E não deixem de sugerir outros assuntos que queiram que eu aborde aqui na coluna.

Abraços e boa semana a todas!

O que achou deste texto?

2 Responses to DRINKS – PARTE 2

  1. Bom eu não sou fã de bebidas alcoólicas, as vezes tomo um drink mas na maioria das vezes eles dão uma exagerada na quantidade de álcool então geralmente prefiro os drink não alcoólicos, porém achei super interessante as dicas.

    • Vou fazer um post de drinks não alcoólicos da próxima vez, então! Já adianto que será para a semana do pré-carnaval.
      Obrigada pelo comentário.
      Boa semana!

Leave a reply

© 2015- 2019 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.