SALADA COM SORVETE

É verão e aqui está um calor do c#@%&*! Nem me dá vontade de comer comida quente, não sei vocês. Nessas situações, nada melhor que uma saladinha pra refrescar. Já ouviu falar de salada com sorvete? 

Hoje temos uma variedade imensa de sorvetes, gelatos e sorbets. A diferença entre eles? 

O Sorbet não leva leite. Lembra o que seria a nossa raspadinha, pois sua base é água ou suco de frutas. Pode ou não conter açúcar, e seus cristais são pequenos, daí a sensação de alguma cremosidade, diferente da raspadinha.

O gelato tem esta mistura inicial próxima ao sorbet, mas depois tem a adição de leite e/ou creme de leite e outros itens que dão sabor ao mesmo, como por exemplo, castanhas, chocolate, coco etc. É importante dizer que a temperatura de conservação não é tão baixa quanto a do sorbet e do sorvete. Além do que, o gelato não tem corantes, aromatizantes, estabilizantes artificiais e gordura adicionada, além daquela dos seus ingredientes. Isto sem falar na cremosidade… Se sou apaixonada por gelato? Imagina, impressão sua…

O sorvete comercial tem maior teor de açúcar e gordura que os dois anteriores. A base dele é a gordura, que na maioria das vezes, é a hidrogenada. A ela se soma o emulsificante, e todos os outros “antes” (estabilizante, aromatizante, corante), para se ter um produto palatável. Existem bons sorvetes no mercado, porém a grande indústria está cada vez mais nos empurrando produtos ruins. Portanto, cuidado! Comecem a ler os rótulos!

Enfim, o objetivo do post é falar de uma salada que eu faço por aqui e utilizo esta delícia gelada na sua composição. Hoje em dia já conseguimos comprar sorvetes salgados em alguns lugares, ou bastante neutros, com pouco açúcar/adoçante.

Segue a receita:

SALADA DE FOLHAS COM SORVETE Ingredientes da salada

Folhas rasgadas (em geral uso alface americana, roxa, rúcula, agrião e radicchio)

Cubos de manga (pode ser a fruta ou legume que você quiser)

Bolas de sorvete sabor coco ou limão 

Modo de preparo: Arrume as folhas em uma taça de martini ou travessa de sua preferência. Distribua a fruta, coloque a bola de sorvete e regue com o molho. Sirva imediatamente.

Ingredientes do molho

01 colher (sobremesa) de gengibre repicado ou ralado

01 colher (sopa) de mel

02 colheres (sopa) de molho soja

1/4 xícara (chá) de água

02 colheres (sopa) vinagre balsâmico

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes.

Coloquei a sugestão de dois sabores, coco ou limão, para compor a salada. No entanto, você pode escolher outro, como abacaxi ou maracujá ou algum sabor salgado, como de azeite. O importante é ser um que não seja tão doce e não tenha sabor artificial.

Bem, é isso aí meninas! Coloquem suas dúvidas nos comentários.

Boa semana a todas! Abraços.

O que achou deste texto?

5 Responses to SALADA COM SORVETE

  1. Oi, Naty! Acompanho a sua coluna sempre, mas nunca comentei. Na verdade, só botei em prática as sugestões e receitas rsrs. Mas desta vez, não posso me abster! Eu amoooooo sorvete, de todos os tipos, sabores, cores, açucarados ou não, entretanto jamais havia sequer pensado nessa possibilidade de unir folhas (que também adoro) com a minha delícia gelada! Que tudo! Se tiver mais receitas e poder postar, eu agradeço muito! Valeu!!

    • Quanta honra um comentário seu, Nefer! Ainda mais dizendo que acompanha a coluna e coloca em prática as sugestões!
      Fez uma criança feliz! Rrrrsss…
      Eu uso sorvete para molhos de carnes e peixes, mas nesse caso eu faço uma redução. Se servir, posso colocar a receita um dia desses.
      Obrigada!
      Abraços e boa semana!

    • Naty, eu que peço desculpas por não comentar com frequência. Imperdoável rs, mas agora com emojis, vai rolar muito “amei” com certeza.
      E pode postar a receita, por favor. Obrigada. Muito sucesso pra você!

  2. Pra quem está fazendo uma reeducação alimentar essa dica foi maravilhosa, porque olha acho que venho tentando variar bastante os tipos de saladas mas as vezes vou na básica salada de alface mesmo, vou super por em prática essa dica.

    • Faz muito sentido, Marcela, desde que o sorvete não seja muito açucarado… Rrrsss…
      Espero que goste do teste. Obrigada pela presença aqui! Abraços.

Leave a reply

© 2015- 2019 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.