FESTA JUNINA

Boa tarde, meninas! Me desculpem o atraso do post. Fiquei envolvida com meu almoço e acabei me enrolando aqui. Ano passado, nesta época, lancei a série de comidas de festas juninas doces, salgadas e bebidas. 

Esse ano não teremos festa junina de novo, infelizmente. Então, vou deixar umas receitas que acho muito curiosas das festas juninas aqui do estado de São Paulo: cuscuz paulista, cachorro quente e de bebida, chocolate quente, só que com o branco. Seguem as receitas.

CUSCUZ PAULISTA

Ingredientes

30ml de azeite

50g de cebola bem picada

01 dente de alho bem picado

02 tomates maduros sem pele e sem semente (eu faço com tudo de vez em quando)

50g de pimentão verde em cubos médios

50g palmito em rodela grandes

30g de ervilha congelada

50g de azeitona fatiada

01 filé de sardinha em pedaços

300ml de água/caldo legumes

100g de farinha de milho

Sal, pimenta vermelha e cheiro verde a gosto

50g de palmito em rodelas

01 filé de sardinha

01 ovo cozido

Modo de preparo: Refogar a cebola no azeite e depois o alho. Adicionar os tomates, o pimentão, a ervilha, o palmito em cubos. Colocar a água e deixar ferver. Juntar a azeitona e a sardinha em pedaços. Temperar com sal e pimenta a gosto. Acrescentar a farinha aos poucos, mexendo sempre. Untar a forma de pudim com azeite e decorar com o filé de sardinha, o palmito em rodelas e o ovo cozido. Colocar a massa do cuscuz, prensar levemente e nivelar. Deixar esfriar um pouco para desenformar.

Obs.: Pode-se usar a ervilha na decoração também.

CACHORRO QUENTE

Ingredientes

Azeite para refogar

01 cebola picada

02 dentes de alho picados

500g tomates picados ou batidos no liquidificador com o mínimo de água possível

Sal e pimenta a gosto

Cheiro verde para finalizar – opcional

500g salsicha para cachorro quente

Pão de cachorro quente

Acompanhamentos a gosto: Ketchup, mostarda, purê de batata, batata palha, queijo muçarela, vinagrete (esses são os usados por aqui, não vou fazer juízo de valor)

Modo de preparo: Refogue a cebola no azeite até ficar murcha. Adicionar o alho e em seguida os tomates. Mexa, abaixe o fogo e tampe. Cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando, e pingando água se for necessário. Quando o molho estiver com sabor de cozido, temperar com sal, pimenta e finalizar com cheiro verde, caso queira. A parte, ferva uma panela com água e escalde as salsichas por uns 3 minutos. Se for fazer pra criançada, recomendo cortar as salsichas em rodelas antes mesmo de escaldar. Escorra e adicione-as ao molho de tomate. Deixe ferver por cerca de 5 minutos para a salsicha incorporar o sabor do molho. Depois que o molho está pronto, é só abrir os pães, colocar os acompanhamentos que achar melhor (a batata palha eu recomendo colocar por cima, ao final, pra não perder a crocância) e se deliciar.

CHOCOLATE QUENTE BRANCO

Ingredientes

300ml de leite

200ml creme de leite

300g de chocolate branco picado

01 colher (café) de essência de baunilha

Modo de preparo: Leve o leite, o creme de leite e a baunilha numa panela ao fogo baixo. Quando começar a querer ferver, desligue e adicione o chocolate branco picado e mexa com um fouet (batedor de arame) até que o chocolate se dissolva totalmente.

Obs. 1: Se quiser que ele fique mais grosso, é só adicionar 1/2 colher (sopa) de amido de milho no leite e deixar que a mistura engrosse antes de colocar o creme de leite e o chocolate.

Obs. 2: Se quiser fazer o chocolate quente tradicional é só ver a receita no post das bebidas de festa junina do ano passado, que indiquei logo no início deste.

Bem, pra quem ainda não sabe, esse mês teremos sorteio para quem contribuir com a renovação do site. São 3 livros bem legais! É bem complicado pra gente ter que ficar pedindo ajuda o tempo todo… Já temos grana pra começar o processo (e já começamos!), mas estamos longe de chegar ao final, e não queremos ter que parar no meio do caminho. Fazer um site com as características desejadas, mais fácil para as autoras postarem, mantendo a segurança de todas nós contra ataques de hackers homofóbicos são os principais pontos. E isso, queiramos ou não, custa uma grana. Como vocês podem perceber, não há patrocinadores piscando na tela, não cobramos mensalidades para poderem acessar o conteúdo. Então, por favor, nos ajudem a continuar com este espaço no ar! Qualquer quantia é bem-vinda!

Obrigada pela audiência e boa semana! Se cuidem, por favor!

O que achou deste texto?

2 Responses to FESTA JUNINA

  1. Olá! Tudo bem?

    Gostei, mas no Cuscuz pode-se colocar outro tipo de carne? Ou estarei cometendo um ”sacrilégio”…
    É isso!

    Post Scriptum:

    ”Cozinhar é simultaneamente uma brincadeira de crianças e um prazer de adultos. Cozinhar com zelo é um ato de amor.”

    Craig Claiborne
    Jornalista e Escritor.

Leave a reply

© 2015- 2021 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.