FRANGO ASSADO DO DOMINGO

Olá, moçoilas do meu coração! Espero que não estejam bravas porque atrasei o post de hoje… Mas, antes tarde do que nunca, não é mesmo? Pensando na receita que ia colocar hoje, me inspirei no que fiz para a família da minha esposa: frango assado.

Creio que muitas famílias tenham este prato como tradicional neste dia da semana. Na casa da minha sogra não pode faltar o macarrão para acompanhar também.

De forma geral, eu sempre faço uma marinada para carnes com osso. Se você não tiver tempo ou disposição para isso, pode usar o tempero para frango que coloquei na Série Churrasco, Post 4. Pode fazer no dia mesmo, no entando passe um pouco de tempero por baixo da pele do frango, ao invés de por cima. Assim, ele vai penetrar melhor na carne. Se conseguir fazer isso pelo menos 1 ou 2 horas antes de assar, melhor. O frango inteiro, de granja, demora aproximadamente 40 minutos por kg de carne para assar. Então, faça as contas aí para saber quanto tempo o seu ficará no forno. Por exemplo: tenho um frango já descongelado e limpo que deu 1,5kg. Então vai demorar 1h no forno (40 minutos + 20 minutos).

A temperatura é 180ºC, com o forno pré-aquecido, sempre. Se seu forno é elétrico, tente colocar na grade do meio. Se tiver regulagem das resistências de forma independente, deixe a debaixo ligada o tempo todo e a de cima mais pra meia hora final. Se seu forno oferece múltiplas funções e tem aquele “ventilador” no fundo, coloque nesta função, é a melhor pras carnes assadas.

Outra coisa que recomendo é colocar papel alumínio na forma, não para cobrir o frango, não é necessário. O objetivo é não sujar tanto a forma, dar menos trabalho para limpar. Uma opção é colocar folha de bananeira, para ser mais sustentável e gerar um lixo sem tantos problemas. Mais uma opção e cortar batatas em rodelas grossas e colocar por debaixo do frango. Assim, a pele não vai grudar na forma, e o líquido temperado vai descer e temperar as batatas.

Enfim, vamos ao tempero que gosto de usar.

MARINADA PARA FRANGO ASSADO

Ingredientes

01 frango inteiro de mais ou menos 1,5kg – já limpo e sem o pacotinho de miúdos que vem dentro

01 cebola

02 dentes de alho

20g de sal

Pimenta ou molho de pimenta a gosto

01 galho de alecrim grande

Suco de 3 laranjas

Água

Saco plástico

Modo de preparo: Bata no liquidificador o suco de laranja, a cebola picada grosseiramente, o sal, a pimenta. Coloque o líquido em um saco plástico mais resistente, que caiba o frango com folga, o galho de alecrim inteiro e o frango. Se faltar líquido para envolver a peça, adicione água. Feche o saco plástico e leve à geladeira por 24 horas. Retire o frango do tempero, deixe escorrer um pouco e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 1 hora.

Obs.: Caso não tenha um saco plástico, pegue uma vasilha com tampa ou que você possa tampar com um filme de PVC. É importante que o frango não fique destampado. Se a vasilha for muito maior que o frango, deixe com uma quantidade de tempero que chegue pelo menos até a metade do frango. Depois de 12 horas, vire para que o resto da peça fique temperada.

Obs. 2: Se não gostar de alecrim, pode trocar por sálvia, tomilho ou qualquer outra erva aromática ao seu gosto.

Aproveito e peço que não deixem de contribuir com o site. Está acabando o mês e o sorteio para quem contribuir será de 3 livros bem legais.

Espero que vocês tenham gostado da receita. Abraços e boa semana!

Foto da capa: https://br.freepik.com/fotos/natal- foto criado por timolina

O que achou deste texto?

2 Responses to FRANGO ASSADO DO DOMINGO

  1. Olá! Tudo bem?

    Pois é, não sou muito fã do frango, tampouco da carne suína — com exceção do torresmo — e do peixe — abrindo espaço aqui para o Salmão —, mas tiro o chapéu para a sua receita. Farei para aqueles que gostam, e não são poucos. Parabéns!
    É isso!

    Post Scriptum:

    ”Não existe amor mais sincero do que aquele pela comida. ”

    George Bernard Shaw,
    Dramaturgo e Romancista.

    • Olá! Obrigada pelo comentário.
      Minha esposa não come frango há algum tempo, mas seus pais gostam, então tenho que fazer sempre.
      Que bom que gostou da receita. Depois me conta se experimentar. Ou se tiver dúvidas, me chame.
      Abraços e boa semana.

Leave a reply

© 2015- 2021 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.