TÁBUA DE CARNE DE SOL

Olá, meninas, tudo bem?

Hoje resolvi voltar às entradas e vou apresentar uma tábua diferente da de frios: a de carne de sol. Ela lembra uma porção deste ingrediente, de certa forma, porém difere da mesma por ser uma preparação fria, pra colocar na mesa das entradas. Serve muito bem como petisco, e não deixa de ser interessante se servida quente.

Antes de passar pra receita, se querem saber a diferença entre carne seca, de sol e charque, recomendo ler com atenção esta parte do post para comprar o ingrediente certo. Um ponto todas têm em comum: a salga para a conservação.

De acordo com o pessoal do Instituto Brasil a Gosto, a Carne de Sol pode ser feita com a carne de boi ou de bode. A carne é aberta, cortada em mantas e levemente salgada. Depois, é colocada para descansar em lugares ventilados até secar pelo lado de fora. É um processo mais artesanal e ela não é tão desidratada, sendo possível comê-la grelhada.

Já o Charque, que é típico da região Sul do Brasil, é feita com cortes dianteiros do boi. O sal vai dos dois lados e depois ela é pendurada para secar. Em alguns casos, esta secagem pode ser feita em cima de fornos a lenha.

E por fim, a Carne Seca, que tem processo semelhante à Carne de Sol, porém a quantidade de sal empregada é bem maior, fazendo com que a carne desidrate e seque.

Para a tábua, gosto da Carne de Sol, mas a Carne Seca vai bem, igualmente. Prefira comprar pedaços com pouca gordura.

 
TÁBUA DE CARNE DE SOL
Ingredientes

100 ml de azeite

01 cebola em julienne (Tiras finas)

01 pimentão verde pequeno em julienne

01 pimentão vermelho pequeno em julienne

01 pimentão amarelo pequeno em julienne

500g de carne de sol cozida e desfiada

Sal e pimenta a gosto

Cheiro verde picado finamente a gosto

01 trança de mussarela defumada ou provolone

Pão fresco ou torradas fatiadas para acompanhar

Modo de preparo: Refogue a cebola no azeite.  Acrescente os pimentões coloridos. Adicione a carne de sol e mexa bem. Acerte o tempero e finalize com cheiro verde. Deixe esfriar. Em uma travessa, coloque a carne de sol refogada ao meio e o queijo desfiado em volta (desmanche a trança e desfie). Sirva com pão fresco fatiado.

Para o cozimento, recomendo cerca de 40/50 minutos para o Charque e a Carne Seca. Para a Carne de Sol, depende do corte. No caso das duas primeiras, é importante fazer a dessalga antes do cozimento. Você pode ir pelo método tradicional de cortar em cubos grandes depois de retirar o excesso de gordura, colocar dentro de um pote que tem tampa, encher de água e levar para a geladeira. Troque pelo menos 3 águas, uma a cada 6 horas. Se não der tempo de fazer assim, faça com água quente. Ferva a água e adicione a carne lá dentro, e deixe cozinhar uns 5 minutos em panela destampada. Escorra e faça o mesmo processo mais duas vezes. Costuma ser o suficiente, no entanto não deixe de provar.

Após o cozimento, desfie com 2 garfos, de forma que ainda quente se faça o procedimento. Isso adianta a sua vida e evita a contaminação cruzada, que faz azedar rápido, no mínimo, ou uma infecção… Se tiver batedeira (eu costumo usar a planetária), use para desfiar a carne. É fácil e rápido.

E aí, parece bom pra acompanhar uma cervejinha? Espero que tenham gostado da receita.

Abraços e boa semana!

 

Foto da capa: Ormuzd Alves

O que achou deste texto?

2 Responses to TÁBUA DE CARNE DE SOL

Leave a reply

© 2015- 2019 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.