TABULE DE QUINOA

Olá, pessoal! Feliz 2020! Me desculpem o sumiço, estava literalmente de férias!

Como está um calor horroroso, pelo menos aqui em Hellbeirão Preto, minha dica hoje é de uma salada que acho bem refrescante. O tabule é um prato típico do Oriente Médio e originalmente feito com trigo para quibe, mas com o advento da quinoa e suas propriedades, esta receita ganhou uma nova versão. Uma pesquisa resultou no seguinte: “é rica em fibras, proteínas e vitaminas do complexo B, é fonte de cálcio (importante para prevenir doenças como a osteoporose) e ferro e ainda contém os ácidos graxos ômega 3 e 6, determinantes para a redução do colesterol ruim (LDL) e, consequentemente, para a prevenção de doenças cardiovasculares” (Fonte: Jasmine Alimentos).

É claro que o consumo deve estar dentro de parâmetros determinados por uma profissional, como a sua nutricionista. Não é porque o alimento tem propriedades interessantes, que deve ser consumido em quantidades e frequência altas. Só uma pessoa capacitada pode dizer isso. Pra terem ideia, a castanha do Pará, se consumida em exagero, pode gerar uma intoxicação por selênio. Então, cuidado com essas dietas milagrosas de revistas, sites e pessoas sem formação adequada, viu?!

Voltando à receita, como a quinoa é dos Andes, algumas adaptações foram feitas, como por exemplo, a substituição de parte das folhas de hortelã por coentro, que é bem comum na América do Sul, e também no Oriente Médio. Não gosta de coentro? Não coloque! Porém, não deixe de fazer a salada por causa disso. Esta erva aromática traz frescor aos pratos, e se usada com parcimônia, não rouba o sabor deles.

TABULE DE QUINOA
Ingredientes
200g quinoa em grãos
02 tomates sem sementes em cubos pequenos
01 pepino japonês médio sem sementes em cubos pequenos
Suco de 01 limão tahiti médio
Azeite, sal, pimenta do reino, coentro e hortelã picados a gosto
Modo de Preparo: Cozinhe a quinoa em água fervente até que esteja macia. Escorra e lave em água fria. Aperte bem com a colher na peneira para escorrer o excesso de água. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e leve à geladeira. Sirva fresca ou gelada.

Gostaram da receita? Em dias quentes eu acho que fica uma delícia. Se quiserem fazer a receita tradicional, é só trocar a quinoa pelo trigo para quibe (cozinhar da mesma forma, com ou sem hidratação de um dia para o outro), substituir o coentro por salsinha. As folhas de alface são bem-vindas em ambos os casos.

Boa semana a todas!

Abraços

 

O que achou deste texto?

4 Responses to TABULE DE QUINOA

  1. Oi Naty,
    Com esse calor uma saladinha é tudo de bom! Essa então, fácil e apetitosa. Obrigada pela sugestão chef.
    Abr

  2. Oi, Naty!
    Não posso falar muito da temperatura aqui em Nikiti, pois posso dar azar e fazer ela mudar. rs Só vou dizer que estou gostando deste verão, até agora.
    Gosto de saladas nessa época e achei essa bem fácil de fazer. Vou experimentar.
    Valeu a dica, Naty!
    Beijão

Leave a reply

© 2015- 2020 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.