YAKISSOBA

Boa noite, pessoas! Este semestre meu coração está mais asiático que nunca, pois estou ministrando a disciplina Cozinha Asiática em duas faculdades diferentes.

A cozinha deste continente chegou a mim ainda criança, com cerca de 5 anos, com meu pai nos levando à Liberdade em São Paulo, num restaurante chinês. Os anos se passaram e experimentei muitos pratos de vários países, porém, o primeiro prato a gente nunca esquece, não é mesmo? Então, segue a versão que meu pai fazia pra gente em casa:
YAKISOBA MISTO
Ingredientes

500 g macarrão para yakisoba

Óleo de soja ou canola o suficiente

300 g lombo em tiras finas

300g camarões 07 barbas limpos

100g cenoura fatiada

150g brócolis em buquês

100 g pimentão vermelho em tiras

100 g cebola em tiras

100g acelga em tiras

30 g amido de milho

150 ml molho shoyu Premium ou 200 ml de shoyu comum

400 ml de água

100 ml de saquê culinário

20 ml de óleo de gergelim torrado

Sal, se necessário

Modo de preparo: Temperar separadamente o lombo e o camarão com um pouco de shoyu, colocar metade do amido de milho, e reservar. Fritar as carnes em óleo e reservar. Acrescentar a cenoura, o brócolis, a cebola e os pimentões. Juntar a acelga e mexer. Adicionar a outra metade do shoyu, o saquê, a água e restante do amido de milho dissolvido e ferver. Colocar o óleo de gergelim torrado ao final e misturar. Cozinhar o macarrão para yakissoba em água, escorrer, colocar o macarrão cozido na travessa. Despejar o molho por cima, misturar e servir.

Existem muitas receitas, mas o importante aqui é a panela, wok. Vou deixar o vídeo de uma outra massa chinesa, chamada Lo Mein. Está sem legendas, mas dá pra entender a técnica. Entendendo um pouco de inglês, dá pra acompanhar bem a receita.

Ah, detalhe importante: nunca use azeite em pratos asiáticos! O sabor dele é pronunciado e não harmoniza bem com os temperos dessas cozinhas.

 

Espero que tenham gostado do post.

Abraços a todas e boa semana!

O que achou deste texto?

One Response to YAKISSOBA

Leave a reply

© 2015- 2019 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.